DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
Hoje assinala-se o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.
Nenhuma representação cultural da sociedade ficará completa sem a perspetiva feminina. Foi com esforço, ousadia e determinação que a criação artística no feminino tem vindo a ganhar espaço nas últimas duas gerações em Portugal. A FRESS é um excelente exemplo destes passos para a Igualdade, onde podemos encontrar nas nossas oficinas cada vez mais mulheres a criar obras de arte a par dos seus parceiros masculinos.
Presentemente ainda se sente as consequências de séculos de silenciamento e de desvalorização da autoria feminina, da voz feminina. Se hoje a Cultura no feminino, sendo pujante, se tornou visível, é porque derrubou barreiras com esforço acrescido ao dos artistas masculinos.
O século XX foi um tempo de conquistas. O século XXI tem sido o tempo de afirmação dessas conquistas, que nunca estão completamente asseguradas, como temos visto nos EUA, na Hungria, na Rússia e recentemente na Argentina.
Mas a luta continua: contra o femicídio, contra a violência no namoro e contra a discriminação no acesso ao emprego.
Novamente, a FRESS é um excelente exemplo: a média salarial das mulheres é igual ou superior à dos homens, porque desempenham cargos de chefia.
A luta das mulheres é também a luta dos homens, é a luta pela liberdade de género, pela liberdade de se amar sem imposição de género, é a luta contra todas as desigualdades e contra todas as prepotências. O mundo é de todos nós, mulheres, homens, em igualdade e parceria, construindo uma sociedade mais justa. Sem Cultura, que é o espaço de Liberdade, este desígnio torna-se uma utopia impossível.
A todas e a todos, feliz dia da Igualdade entre todos.
Gabriela Canavilhas
Presidente do Conselho de Administração da FRESS