Oratório de suspender Namban

Japão, século XVI (finais)

Arte Namban – período Momoyama (1573-1615)

Madeira lacada de negro. Incrustações de madrepérola (raden), pó de ouro e prata (maqui-e). Pintura a óleo sobre cobre. Ferragens de cobre lavrado e dourado.

Peça de assinalável valor histórico e cultural, este oratório de suspender, insere-se no grupo das chamadas lacas namban executadas no Japão em finais do século XVI. De modelo europeu, ostenta no frontão a insígnia da Companhia de Jesus o que pressupõe uma encomenda de cariz religioso. Lacadas a negro, as portas apresentam-se decoradas com árvores de tronco ondulante, frutos, flores e aves, recorrendo a incrustações de madrepérola (raden) e pó de ouro e de prata (maqui-e). Abrigam uma Sagrada Família com São João Baptista que conjuga referências flamengas e italianas, estas últimas bem evidentes no alongamento das figuras, temperadas com toques orientais, visíveis, por exemplo, nas sobrancelhas arqueadas e na delicadeza das mãos da Virgem, seguindo os cânones de beleza japoneses. Pintada a óleo sobre cobre, esta obra encontrar-se-á associada à produção do seminário de pintura jesuíta de Giovanni Niccolò, criado como complemento à educação humanista e como parte do programa de estudo da Companhia de Jesus no Japão.

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