S. Pedro

Vieira Lusitano (1699-1783),

Óleo sobre tela, 1740 (dat.)

Inv. 847

Ambas as pinturas integraram uma série encomendada entre 1736 e 1740 pelo conde de Povolide a Vieira Lusitano, um dos pintores mais interessantes no panorama da arte portuguesa, não só pela sua conturbada biografia, como pela síntese que elabora entre as correntes classicizantes da escola romana onde fez a sua aprendizagem e a pintura nacional. São Pedro segura as chaves na mão direita, seu atributo, e aponta com a esquerda para a entrada de uma igreja, vislumbrando-se ainda uma lápide que transcreve um excerto do Evangelho de São Mateus. São Paulo encontra-se representado a pregar, ostentando na mão esquerda um excerto da epístola aos Efésio e conservando junto a si os atributos que lhe são associados: espada do martírio, mealheiro e cofre, estes últimos alusivos à sua antiga profissão de cobrador de impostos. Particularmente evidente nesta pintura é a influência do Barroco romano, nomeadamente na forma como Vieira acentuou a expressão facial de um homem que discursa para multidões, jogando também com a expressão dos braços e das mãos.

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